1 comentário
-
Já tinha ouvido falar de Tiradentes, mas não fazia a mínima idéia de como era! Agora fiquei com muita vontade de visitar <3
Pelas fotos parece ser lindo mesmo!
Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura – a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais.
Suas principais atrações são o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho. Descolada, Tiradentes vem, a cada dia, deixando de ser um destino meramente histórico para se tornar um pólo cultural – há quase dez anos é pano de fundo para concorridos eventos, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia.
Fonte: Ferias Brasil
Há alguns anos atrás fomos visitar São João del Rei, pois aconteceriam as Bodas de ouro da irmã da minha avó, e também o casamento da filha dela. Aproveitamos para visitar Tiradentes, onde meu avô estudava e é uma cidade histórica.
Lá é impossível de se andar com salto alto, pois além das ruas de pedras e desníveis, você conta com ladeiras exaustivas. O clima de Tiradentes é incrível; você sente e vê a história por todo o lugar que passa!
Um dos primeiros pontos turísticos que visitamos foi o Museu Padre Toledo, onde foi realizada a primeira reunião dos Inconfidentes. Lá no casarão tudo está se acabando com o tempo, pois a pintura do teto está toda descascada, algumas peças tem cupins…enfim, reações do tempo, que são perfeitamente normais. A pior parte do passeio foi entrar no lugar onde os escravos viviam. Senti um arrepio e uma tristeza em ver as condições em que viviam…era um alojamento sem ar, sem luz e no chão de terra!
Na janela do lado de fora do museu tinhamos a visão perfeita de uma escola (onde o meu avô estudou), e ele fez questão de se exibir para nós, contando que certa vez brigou com um amigo na frente da escola, rs
Logo após isso, fomos para a Igreja Matriz de Santo Antônio, ponto turístico da cidade onde foram rodados vários filmes, além de ter uma vista simplesmente incrível, de tirar o fôlego! É proibído tirar fotos da parte de dentro da Igreja (vai entender!), mas ela é toda feita de ouro por dentro. O mais sinistro é o cemitério que existe ao lado da Igreja e – pasmem – alguns corpos enterrados dentro da Igreja
Depois de visitar os pontos turísticos, fomos tomar o famoso chocolate quente de Tiradentes, e depois disso pegamos o trem para voltar a São João Del Rei. Me senti indo para Hogwarts gente, imaginem a emoção! Como fotos valem mais do que mil palavras, vejam abaixo algumas fotos do nosso passeio inesquecível (que foi em meados de 2008):
Vocês já visitaram São João del Rei e Tiradentes? Quero saber o que acharam
Já tinha ouvido falar de Tiradentes, mas não fazia a mínima idéia de como era! Agora fiquei com muita vontade de visitar <3
Pelas fotos parece ser lindo mesmo!