Cor de rosa | Gabriela Gouveia >> fotografia, moda, maquiagem, DIY, dicas e tutoriais

Dicas para economizar muito!

Oi oi meus amores, tudo bem? Estamos vivendo no Brasil dias difíceis em todos os sentidos, mas se tem algo que temos que prestar atenção é no nosso dinheiro. Em tempos onde milhões de pessoas estão desempregadas, tem o salário baixo ou simplesmente de tudo que ganham não conseguem guardar nada, é hora de sentar e reaver todas as prioridades. Eu sempre fui uma pessoa bem econômica e pé no chão (tanto é que em 2016 fiz um post sobre como fazer uma viagem internacional gastando pouco), e então nesse post vou pontuar todas as dicas que utilizo pra cuidar das minhas finanças, algo que falei em um vídeo lá no canal que estará aqui no final do post também :)

como economizar muito

FAÇA UMA AUTO AVALIAÇÃO

Coloque em um papel absolutamente TUDO o que você tem de gasto no mês, tudo o que você julga ser importante pra você (água, luz, aluguel, cabeleireiro, etc). A partir dessa lista você conseguirá seguir o próximo passo.

DEFINA AS SUAS PRIORIDADES

Da lista que fizemos acima você definiu suas prioridades: aluguel, contas de água, luz, telefone, academia, presentes de datas comemorativas, cigarro (caso fume)… depois você vai se perguntar: eu preciso MESMO de determinada coisa? Será que você precisa presentear todo mundo em datas comemorativas? Você não pode diminuir o consumo de cigarro? São pequenas metas que você vai impondo na sua vida que fará a diferença no dinheiro que sobra no final do mês.

VÁ APENAS A EVENTOS QUE SÃO PRIORIDADES

Você tem vários amigos e é chamado para diversas comemorações em restaurantes, barzinhos, churrascos em casa? APENAS PARE! É fato que todo mundo gosta de sair e se divertir, porém só de você ir a algum desses locais e pedir apenas uma cerveja e algum petisco você gasta no mínimo R$ 50,00, então escolha apenas eventos que são prioridades tipo aniversário da sua mãe e pai, filho, melhor amigo… coisas assim! Não dá pra querer economizar e continuar gastando dinheiro com essas coisas :(

NÃO SE DEIXE LEVAR PELO CAPITALISMO

Dia das mães, dia dos pais, dia dos avós, dia das crianças, dia dos namorados, natal… ahhhhhh! Fala sério gente, quer dizer que você ama menos essas pessoas se você não der um presente para elas nessas datas comemorativas? O capitalismo gira em torno de você e tenta a todo custo fazer você gastar o que não tem pra fazer "outra pessoa feliz". A mais de 8 anos eu não presenteio ninguém nessas datas e não me arrependo.

ANOTE SUAS FINANÇAS EM UM CADERNO OU APLICATIVO E ANDE SEMPRE COM ELE NA BOLSA/CELULAR

Eu sou fã de anotar tudo em um caderninho e não abro mão! Eu ando com o meu caderno pra cima e pra baixo e sempre anoto tudo, consulto o extrato do cartão pra ver se posso comprar determinada coisa, faço planos futuros, me organizo… é uma maravilha e minha vida mudou REAL depois de anotar tudo o que eu gasto.

TENTE FAZER AS COISAS VOCÊ MESMO (DO IT YOURSELF)

Essa dica eu sempre amei e aqui em casa sempre fizemos! Seu chuveiro queimou, o interruptor da tomada não está funcionando… coisas que você não tem nem noção de como arrumar, né? Amores, o Youtube e Google existem pra isso! Aqui em casa se queremos e podemos fazemos tudo nós mesmos: pintamos casa, arrumamos tudo, montamos móveis, SÉRIO: no final das contas a economia é gigante!

CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito se usado sabiamente pode ser o seu melhor amigo, mas você precisa tomar muito cuidado com a tentação. Dividir uma blusinha em 3x sem juros é absurdo gente, ou você compra à vista ou não compra, simples assim! Esses "picadinhos" no cartão vão se transformado em uma bola de neve, e algo que deveria ser usado apenas pra uma emergência (tipo o carro que quebra do nada ou compra de remédios no caso de doença) se torna algo que você sequer consegue pagar e precisa negociar a fatura e pagar juros absurdos. Use o seu cartão com sabedoria e sempre pense muitooo bem antes de sair comprando.

E como falei meus amores, não deixem de conferir o vídeo no canal onde comentei mais cada tópico acima e dei mais dicas que eu uso e me ajudam demais:

Eu espero que vocês tenham gostado, viu? Não deixem de comentar quais outras dicas vocês tem, é sempre bom quando recebemos mais ajuda nesse sentido :)

Beijos, Gabi.

Facebook: Cor de rosa no facebook
Instagram: @gabirgouveia
Twitter: @blogcorderosa
Youtube: Gabriela Gouveia – para se inscrever é só clicar no simpático botão vermelho abaixo :)

Mídia kit: o que é e porque ter?
Inspire-se: pulseiras e colares masculinos
Inspire-se: papel de parede
4 comentários
  • Alaide Cassiano

    Dicas de muita utilidade pública! haha Principalmente pra mim, que gasto dinheiro sem nem ver, inclusive dinheiro que eu nao tenho (cartão de credito), nesses tempos é importante a gente dar uma fechada na mao e colocar o escorpião no bolso, nao só nesses tempos, mas sempre ne? Dinheiro é algo de extrema importância e deve ser bem cuidado

    Responder
  • Fabiano Lessa

    Excelente suas dicas, economizar é algo muito dificil mesmo e tenho tentado sempre, por exemplo, eu nem sei mais a senha do meu cartão de crédito e nem faço questão de descobrir ou de trocar, só tenho pq as vezes precisamos para comprar online, mas fora isso não uso

    Responder
  • Veridiana

    eu tb sou muito economica gosto de tudo muito anotadinho só compro o que é nescessario .

    Responder
  • Dandara

    Menina que dicas maravilhosa heim! Aqui em casa estamos em um momento de economia então as dicas caíram feito uma luva! Preciso fazer valer a dica dos presentes em data comemorativa com certeza é uma boa maneira de economizar!! 

    Responder