Cor de rosa | Gabriela Gouveia >> fotografia, moda, maquiagem, DIY, dicas e tutoriais

Técnicas para memorizar tudo o que você estudou

Oi oi meus amores, tudo bem? Junho chegou e com ele a temida época de provas em escolas e faculdades, estou certa? Lembro que sempre começava a estudar em meados de Maio, pois desse jeito conseguia criar resumos e ir lendo de pouquinho em pouquinho pra não ter aquela sensação desesperadora de ter matéria demais e tempo de menos para estudar tudo.

Cada um tem a sua técnica e maneira de estudar, e apesar disso muitas pessoas tem dificuldade em lembrar das coisas MESMO sabendo sobre o assunto, parece algo estranho mas isso é mais comum do que você pensa. Nos dias de hoje temos tantas coisas para encaixar no nosso dia que o cérebro acaba ficando avoado e esquecemos de muitas coisas que ele acaba julgando serem irrelevantes para nós. Pensando em te ajudar a superar esse perrengue no post de hoje trago algumas dicas e técnicas para você memorizar tudo o que estudou e passar de ano sem stress :)

Técnicas para memorizar tudo o que você estudou



FAÇA UM RESUMO DA MATÉRIA
Essa é a primeira técnica e a que eu pessoalmente mais uso e mais amo! Como falei para vocês eu costumo começar a estudar um pouco antes do anúncio das provas, então escolho um determinado dia e horário mais tranquilo (normalmente sábado de manhã) e escolho duas matérias para resumir TUDO, sim, TUDO! Leia os textos e anotações, grife com caneta marca texto e transcreva em um papel qual é a ideia principal de cada parágrafo. Depois de todos os resumos estarem prontos diariamente você lê e quando menos esperar seu cérebro já vai ter "decorado". Ah, uma dica bacana é ler principalmente antes de dormir, pois pelo menos para mim eu acabo registrando melhor as informações.

FAÇA CARTÕES DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Caso você não goste da ideia do resumo outro método bacana de estudo são os cartões de perguntas e respostas. Você precisará ler a matéria completa de qualquer maneira, mas ao invés de resumos você vai retirar perguntas e respostas de cada parágrafo. Ao fazer os cartões deixe a pergunta na parte da frente e a resposta na parte de trás, leia tudo atentamente e leve os cartões onde for, assim não importa onde esteja você poderá estudar um pouco (seja no trânsito, a caminho de uma festa, em uma viagem ou em casa). Se achar legal pode pedir pra alguém da sua família perguntar pra você e conferir as respostas, assim você acaba aprendendo mais pois se estiver errado você vai ficar bravo e vai se cobrar mais (experiência própria, viu? hehehe).

FAÇA UMA REUNIÃO DE ESTUDOS
Fazer reuniões de estudo É VIDA, sério! Você sempre sabe alguma coisa que o seu colega não sabe e vice versa, então vocês trocarão experiências e chegarão arrasando nas provas! Normalmente eu e meus colegas nos reuníamos uma ou duas vezes pelo menos antes das provas, e quando não dava certo de irmos um na casa do outro nos encontrávamos antes da aula começar na biblioteca e estudávamos por lá. Estudando juntos vocês podem fazer perguntas e discutir as respostas, já vi MUITA gente acertando questões das provas justamente porque ficou com o que estávamos discutindo na cabeça.

NÃO CONTE COM A SORTE, MAS TENHA CONFIANÇA EM SI!
E finalmente a última dica: não conte com a sorte! A maioria das pessoas com quem estudei não estudavam nada e contavam com a sorte na hora da prova (as vezes dava certo e as vezes não, então sempre ficava aquela sensação de medo), como eu nunca gostei de passar por isso sempre preferi estudar e me dedicar a passar perrengue depois, e olha que mesmo estudando vez ou outra precisei refazer prova porque deixei de estudar algo importante, viu? É importante SIM você confiar em si em primeiro lugar, mas não conte somente com a sorte, conte com a sorte + dedicação. Para tudo que temos que fazer na vida temos que abdicar de algo, e se no momento você precisa estudar FAÇA ISSO DIREITO, o tempo não volta mais e conhecimento nunca é demais :) .

E essas foram as dicas e técnicas para você memorizar tudo o que estudou, espero de coração que possa te ajudar de alguma maneira, e se você tem outra técnica bacana compartilhe conosco nos comentários, combinado?

Beijos, Gabi.

Facebook: Cor de rosa no facebook
Instagram: @gabirgouveia
Twitter: @blogcorderosa
Youtube: Gabriela Gouveia – para se inscrever é só clicar no simpático botão vermelho abaixo :)

Apps para cuidar da saúde mental
Dica do dia: conheça a Vest Rio
Como criar a biografia correta para o Instagram