Oi oi meus amores, tudo bem?
Com a internet ganhando cada vez mais força entre as pessoas (só no Brasil 70% da população já tem acesso) o sonho de ser um influenciador digital se torna cada vez maior, por isso esse termo é cada vez mais procurado e almejado por todos. Os influencers tem contato direto com o público, o que faz com que cada vez mais empresas prefiram fechar parcerias e publicidades com eles, diferentemente do que era a alguns anos atrás onde a maioria das propagandas eram veiculadas na televisão.
Influenciador digital ou digital influencer é um indivíduo que utilizam uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outras indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e, que são seguidos por um público massivo.
Fonte: Wikipedia
Como a ferramenta de trabalho dos influencers é a internet isso acaba deixando todos maravilhados, pois a maioria acha que é o trabalho dos sonhos: receber produtos para testar, fazer publicidade, viajar o mundo a trabalho… se engana quem pensa que é um trabalho glamouroso! Ele exige muita disciplina, estudo, objetividade, milhares de reuniões, criatividade mil e vontade de melhorar cada vez mais. Pensando em compartilhar alguns pontos que sempre observo quanto a isso, no post de hoje vou compartilhar 5 dicas infalíveis que os influenciadores de sucesso usam para estar onde estão hoje.
ESCOLHA O SEU NICHO
Isso é crucial para você ganhar cada vez mais seguidores que se interessam pelo que você fala. Eu atualmente estou realizando pesquisas para finalmente decidir qual será o assunto principal que abordarei, pois acabo falando de tudo um pouco tanto aqui quanto nas outras redes sociais e isso acaba confundindo o público. Quer um exemplo? No meu canal do Youtube os vídeos que mais fazem sucesso são os de dicas de viagens, porém além desses vídeos eu posto sobre DIY, desabados e muito mais… quem me seguiu pelas dicas de viagens raramente acompanhará os outros conteúdos, e isso fará com que eu perca inscritos/seguidores.
OBSERVE SEU PÚBLICO
Esta ai uma coisa totalmente indispensável: saber com quem você está falando. No meu Google Analytics e Instagram consigo verificar a informação de que meu público é composto 63% de mulheres entre 14 a 35 anos, então já sei que não posso fazer um conteúdo tão infantil, mas também não posso caminhar para assuntos tão complexos e pesados. Com esses "simples" dados consigo planejar o que posso ou não falar, e o público acaba sentindo que você é uma amiga próxima .
TENHA UM PLANEJAMENTO PESADO
Você já reparou que os grandes influenciadores estão sempre em reuniões com parceiros ou simplesmente em reuniões para discutir pautas com a equipe? Se você é um influencer pequeno com certeza ainda não tem uma equipe, então você basicamente deve ser o seu próprio roteirista para posts/vídeos/fotos, criador de conteúdo, videomaker, cameraman, editor, redator… ufa! É de deixar qualquer um maluquinho e no começo é assim mesmo, por isso ter tudo anotado e planejar antecipadamente é a chave do sucesso. Planejando o seu conteúdo você evita o desânimo, evita stress por não conseguir lidar com o tempo (já que você é tudo o que citamos acima acaba ficando sem tempo, ainda mais se você é como eu que tem um trabalho em tempo integral). Está sem ideia de conteúdo? Passeie pelo Youtube e Pinterest, tenho certeza de que as ideias vão começar a pipocar na sua mente, mas lembre-se: não copie, CRIE!
ANOTE TUDO!
Teve um insight de conteúdo incrível? ANOTE! Por esse motivo ande sempre com um caderninho ou anote rápido no bloco de notas do celular. Muitas vezes tenho insights em lugares inusitados e corro para anotar tudo, qualquer ideia deve ser trabalhada porque com certeza vai ajudar alguma pessoa e vai gerar engajamento para o seu conteúdo.
O SUCESSO VEM COM O TEMPO
Nunca se esqueça disso, viu? Pode ter certeza de que 90% dos novos criadores de conteúdo desistirão ao longo do tempo justamente porque faziam as coisas almejando o sucesso e o amor pelo que se faz vinha como segunda ou terceira opção. Por esse motivo antes de começar ou continuar nesse meio responda essas perguntas:
Por que você quer ser um influenciador?
O que você quer alcançar a pequeno/médio/longo prazo?
O conteúdo que você cria é um conteúdo que você consome?
Eu tenho orgulho do que tenho e do que faço?
Pense em tudo isso que escrevi e comece desde hoje a planejar seus sonhos e a ser a partir de hoje um influenciador de sucesso, combinado? Caso vocês queiram mais dicas e macetes sobre os segredos do marketing digital orgânico eu aconselho muito fazer esse curso online, onde você tem acesso aos segredos para ficar nas primeiras posições no Google e Youtube.
Beijos, Gabi.
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