Cor de rosa | Gabriela Gouveia >> fotografia, moda, maquiagem, DIY, dicas e tutoriais

Dicas de branding: como construir uma marca forte e sólida?

Oi oi meus amores, tudo bem?

Nos dias de hoje onde nada se cria e tudo se copia, atrair e fidelizar um público se torna um desafio cada vez maior, e muitas vezes a empresa ser grande não significa maior sucesso: muitas empresas pequenas tem mais engajamento e são mais rentáveis do que as maiores que existem por aí. Mas como essas empresas conseguem isso? Eu te respondo: investindo em um branding muito bem planejado!

Branding ou brand management refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.
Fonte: Wikipédia

Você que é blogueira ou aspirante a blogueira/influenciadora digital/youtuber precisa antes de tudo se enxergar como uma marca, para a partir daí investir no seu branding. Por isso no post de hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas para alcançar o sucesso e de pouquinho em pouquinho ser conhecida por todos.

Dicas de Branding como construir uma marca forte e sólida

ESTUDE MUITO ANTES DE COMEÇAR

Essa é a primeira coisa a se fazer e é algo que infelizmente as pessoas não fazem, e por isso pecam em vários fatores. Eu estudei sobre branding na faculdade, e mesmo assim estou sempre lendo na internet matérias, assistindo vídeos e sempre buscando me aprimorar. Aconselho vocês a seguirem no instagram as Irmãs Alcântara que são donas do @efeitoorna, uma escola incrível de branding, por lá elas sempre fazem lives e cursos para ajudar vocês justamente a trabalharem esses fatores.

QUAL O SEU PROPÓSITO?

Você quer trabalhar com a internet e quer ser visto como marca? Se a resposta for sim então chegou a hora de se perguntar: qual é o seu propósito? Por que eu quero ser identificado como uma marca? Qual é o VALOR que você vai passar? Você precisa juntar o que você ama fazer com o que o público precisa, para aí sim se consolidar. Não se esqueça que por mais que você esteja começando o nome do seu blog/canal/instagram é A SUA MARCA, e para ter sucesso você precisa levar isso a sério.

CRIE UMA IDENTIDADE VISUAL

Esse com certeza é um fator decisivo e que deve ser pensado com MUITO cuidado, pois é a partir de um nome ou logo que o seu público vai lembrar de você ao ver algum conteúdo na internet. A alguns meses atrás por exemplo a logo que usava no blog me agradava muito, porém contratei os serviços de uma moça que analisou meu conteúdo e me falou algo que até então eu não tinha percebido: a minha logo estava infantil, e não condizia com o conteúdo que eu produzia em todas as minhas redes sociais que é algo mais moderno. Pensando nisso desenvolvi outro logo com elementos que descrevam a minha história e que passem claramente essa ideia de uma identidade visual forte, e foi aí que surgiu a nova logo do blog (que está no topo dessa página e em todas as outras redes sociais). Você deve pensar na logo, cores, tipografia, elementos das páginas e imagens padronizadas.

SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO

O Google Analytics, Facebook, Instagram e Youtube fornecem dados demográficos e outros fatores preciosos que vão te ajudar a produzir conteúdos e fortalecer ainda mais a sua marca. O meu público por exemplo vem de sua grande maioria de São Paulo, são do sexo feminino e estão entre 14 e 35 anos, então preciso pensar em como fortalecer meu branding voltado principalmente para esses fatores que citei, com isso consigo me planejar muito melhor.

SEJA AUTÊNTICO, AMIGÁVEL, VERDADEIRO E GERE EXPERIÊNCIAS AO PÚBLICO

E para fechar o post com chave de ouro eu não poderia deixar de citar todos esses itens, certo? Por mais que existam milhares de pessoas que abordem os mesmos temas que você e existam diversas empresas no mesmo ramo, você deve achar alguma saída para se destacar dos demais. Seja amigável, converse e espalhe suas ideias! Seja sempre verdadeiro e passe credibilidade ao público, procure gerar experiências a eles, pois em pequenas ações você vai conquistando mais e mais clientes e vai cada vez ganhando mais visibilidade dentro e fora da internet :) .

É isso meus amores, eu espero que tenha ajudado! Tentei desenvolver um texto com algumas dicas chaves que podem ser usadas tanto para quem trabalha com internet quanto quem tem empresas físicas, espero de coração que ajudem a todos. Me contem nos comentários o que acharam e se tiverem mais dicas eu vou adorar saber, viu?

Beijos, Gabi.

Facebook: Cor de rosa no facebook
Instagram: @gabirgouveia
Twitter: @blogcorderosa
Youtube: Gabriela Gouveia – para se inscrever é só clicar no simpático botão vermelho abaixo :)

Recursos para blogueiras #1: ferramentas para otimizar seu trabalho
Como conseguir as primeiras parcerias sendo digital influencer
Como divulgar o seu post sem ser chato
5 comentários
  • Lívia Madeira

    ah amei! dicas preciosas pra quem está começando um negócio ou profissionalizando o blog

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder
  • Abilene Leite

    Obrigada pelas dicas, elas são muito valiosas.

    Responder
  • INGRID RAGGIO

    Essas dicas sao essenciais para ter sucesso

    Responder
  • Dandara

    Muito boa a postagem! Realmente ter conhecimentos assim ajuda demais na criação de uma marca ou até mesmo de um público fiel! Tenho procurado aprender e entender o meu público e tem me ajudado bastante! Parabéns pela postagem

    Responder
  • carol da sereu

    Excelente seu post! Pontuou coisas extremamente fundamentais para o sucesso hoje em dia. As coisas mudaram, hoje é preciso estudar muito para entrar no ramo

    Responder