Oi oi meus amores, tudo bem? O post de hoje (o primeiro do ano, hehehe) será muito especial, pois vou compartilhar com vocês dicas e um roteiro especial que eu mesma usei para aproveitar o máximo possível o Museu do Louvre (em Paris) no menor tempo possível.
Se você é como eu que não é professora ou amante 100% da arte e quer apenar conhecer o museu por ser um passeio obrigatório em Paris, esse post é SEU! Agora se você for um amante da arte desconsidere tudo, pois foram feitos estudos de que se admirarmos cada obra do Louvre por 10 segundos demoraríamos três meses para ver tudo, e se estudarmos cada obra demoraríamos ANOS pra ver tudo, acredite!
O Museu do Louvre é grande pessoal, MUITO GRANDE. Por fora ele pode até enganar, mas ele tem andares para baixo, para o lado e para cima, acredite: ele é praticamente um labirinto, tem cinco andares! Nós visitamos o museu em uma sexta feira à tarde, pois esse é um dos dias em que ele fica aberto até mais tarde (das 9:00 às 21:00), onde nos demais dias ele fecha às 18:00. Existem três jeitos principais para entrar no museu: pela pirâmide do pátio central (a principal), pelo Carrousel du Louvre (o shopping que fica no subsolo e tem lojinhas bem legais) e pela Rue de Rivoli.
Antes de ir ao museu eu li todas as dicas possíveis, mas nenhuma delas foi enfático em como se preparar para o sobe e desce, labirintos e setores. As obras principais ficam em sua grande maioria longe das outras, e isso dificulta muito pois você precisa ter muito foco pra não se perder e acabar não achando uma obra principal… uma conhecida minha foi ao Louvre e ficou tão encantada com as coisas que não se atentou ao horário e ACABOU NÃO VENDO A MONALISA (a mais requisitada de lá), ela chorou muito e é por isso que você deve ter muito foco lá dentro.
O primeiro setor que visitamos foi o Sully, pois dentre as obras estão algumas das obrigatórias pra você ver que são Vênus de Milo, Esfinge de Tanis e Estátua de Ramsés II. A parte do Egito foi minha favorita e me emocionei real, um dos meus grandes sonhos é conhecer o Egito e algumas pirâmides de lá <3 .
Essa é a Vênus de Milo (a deusa do amor)… dizem que quem olha para ela tem sorte no amor!
Uma parte do setor egípcio… cada obra mais incrível que a outra!
Apesar de todos os setores terem obras incríveis com certeza o mais famoso é o Denon, onde você encontra a dona Monalisa e tem que brigar com mil asiáticos pra conseguir tirar uma foto "boa" com ela, eu mesma dei sorte de ir em um dia em que o museu fica aberto até mais tarde e ainda no inverno, então consegui minha foto com a Monalisa sem nenhum problema, essa com certeza é uma dica de ouro: se quiser aproveitar Paris vá no inverno, praticamente zero fila para as coisas!
Apesar dela ser a obra mais requisitada do museu acabei achando ela bem sem graça (sim, eu sei todas as histórias e suposições da sua criação), na verdade outra obra do Leonardo da Vinci do setor Denon me conquistou: a La Belle Ferronière que fica exatamente na parede oposta à Monalisa, no outro salão. O quadro é incrível e tem um fundo todo preto, e faz parecer que a moça vai saltar da tela a qualquer momento, hehehe.
Ainda no setor Denon você encontra A vitória da Samotrácia, que com certeza se você assistiu ao clipe da Beyoncé Apeshit já sabe de qual obra eu tô falando. Ela é uma escultura que representa a deusa grega Nice, e fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação. É linda demais! Na parede em frente a Monalisa você pode ver um dos maiores quadros do museu que se chama Bodas de Caná, e a outra obra famosa no setor graças ao filme O Código da Vinci é a Madona das Rochas, mas ele está bem desgastado…
Vitória da Samotrácia
Madona das Rochas
E para finalizar as dicas do museu eu não poderia deixar de citar o setor Richelieu, onde você encontra a réplica do apartamento de Napoleão, com todos os móveis, utensílios de prata e muuuuitas jóias, é como se você tivesse voltado no tempo, sinceramente incrível!
Então para finalizar o post, segue a listinha pra você copiar e visitar no Louvre, dessa forma você vai otimizar seu tempo e ver as obras principais… eu e meu marido fizemos essas obras em umas três horas, mas minha família fez em apenas uma hora (nem eu acreditei na rapidez, hahaha), não esqueçam de pegar o mapa do museu que fica nas entradas assim que chegarem lá:
Setor Denon:
– Monalisa
– La Belle Ferronière
– A vitória da Samotrácia
– Bodas de Caná
– A Madona das Rochas
Setor Sully:
– Vênus de Milo
– Esfinge de Tanis
– Estátua de Ramsés II
Setor Richelieu:
– Apartamento de Napoleão
O Museu do Louvre fica aberto de segunda, quinta, sábado e domingo das 09:00 às 18:00. De terça fica fechado e de quarta e sexta funciona das 09:00 às 21:00 (no site está até as 22:00 mas eles começam a limitar os setores então é melhor ficar até as 21:00).Para mais informações (inclusive preços) é só acessar o site do museu. Caso você queira ver o mapa do museu mais de perto é só clicar nos links abaixo:
Eu fiz também um vídeo no Youtube contando todas essas informações com mais detalhes e de uma forma bem dinâmica
Espero que eu tenha ajudado vocês, bom passeio e aproveitem muito
Beijos, Gabi.
Facebook:Cor de rosa no facebook Instagram: @gabirgouveia Twitter: @blogcorderosa Youtube:Gabriela Gouveia – para se inscrever é só clicar no simpático botão vermelho abaixo
Quanto eu gastei na eurotrip de 2018?
Comprinhas Eurotrip 2018
Voando barato na europa: tudo sobre a Easyjet e Transavia
Vi seu vídeo e li aqui! Suas dicas são muito uteis! Tenho muita vontade de conhecer o Museu, e acredito que terei essa mesma reação em relação a Monalisa…..não será minha obra preferida! Bjos
Já anotei as dicas aqui pra quando for não ficar que nem barata tonta e me perder, porque isso é bem a minha cara.
Se tudo der certo e os anjinhos disserem amém irei em abril.
Amei o post, pois eu não tinha a minima noção das dimensões do Louvre. Sonho muito em conhecer esse lugar! Esse roteiro já vai me ajudar quando isso acontecer <3